O cotidiano dos alunos das comunidades quilombolas e dos professores será registrado por meio de uma série de documentários
SÃO LUÍS – A TV UFMA e o programa Escola da Terra firmaram parceria de trabalho durante o seminário de formação que marcou o lançamento do programa realizado entre os dias 25 e 28 de setembro na cidade de Bacabal. O programa “Escola da Terra”, de iniciativa do Ministério da Educação, oferece propostas pedagógicas relacionadas às comunidades quilombolas e formação continuada para professores, valorizando o direito à educação dessas comunidades. Durante o seminário, educadores, monitores e tutores de comunidades quilombolas participaram de palestras, com foco na educação do campo, na realidade das comunidades quilombolas do Maranhão e na situação socioeconômica dos municípios que receberão o programa.
De acordo com o diretor de produção, Alexandre Bruno Gouveia, o trabalho da TV UFMA é registrar o cotidiano dos alunos das comunidades quilombolas e dos professores, e abordar os principais desafios da educação no campo, além de prestar apoio ao programa auxiliando a capacitação dos tutores para trabalhar com audiovisual em sala de aula. “O convite para realizar esse trabalho junto ao programa Escola da Terra surgiu muito em face da experiência do Conexão Rural. A TV UFMA vai fornecer apoio ao programa e o resultado final será a produção de vídeos documentários das comunidades rurais e quilombolas participantes do programa. Este material, além de fazer parte da programação da TV será distribuído aos professores nos municípios atendidos pelo projeto”, explica o diretor.
O programa Escola da Terra atenderá cerca de 24 municípios do Maranhão. Os professores formadores que participam do programa vão receber capacitação em seis módulos, voltados para uma educação que reflita a realidade social e cultural das comunidades quilombolas. Ao final, os formadores irão atuar nas comunidades com a experiência que adquiriram nas formações. Junto a esses formadores, estará um monitor, aluno de graduação que acompanhará as formações fornecendo o material didático e fazendo relatórios. Haverá ainda, o contato com os interlocutores e tutores, que prestarão contas à coordenação do programa, na Universidade e à Prefeitura de cada munícipio.
Saiba +
O programa “Escola da Terra” tem como objetivos atender as especificidades da educação no campo e quilombola, oferecendo formação aos professores dessas escolas, consideradas de difícil acesso. Uma caraterística desse tipo de educação é a presença de classes multisseriadas, isto é, a presença de alunos de diversas idades na mesma turma. Além disso, há o fator social e cultural de cada comunidade, que requer material didático e formação específica para educar esses alunos. Este é o foco de atuação do programa, que pretende melhorar as condições de acesso à aprendizagem e permanência dos alunos nas comunidades, valorizando a identidade cultural de cada município.
Mais Fotos



