Estrutura Curricular Básica
Encontros de Formação de Professores Formadores e Tutores |
MÓDULO | CONTEÚDOS BÁSICOS | CARGA HORÁRIA |
Módulo 1 Fundamentos e Princípios da Educação do Campo e em Comunidades Quilombolas |
Concepções e conceitos em Educação do Campo: Educação Rural x Educação do Campo; Trabalho, Educação e Cultura no Campo.
Características do Campo Brasileiro. Heterogeneidade e características sociais, políticas, econômicas e culturais das populações do campo. Educação do campo como direito humano, no contexto da política de desenvolvimento com igualdade social. Identidades e Interculturalidade. Movimentos Sociais do Campo. História e lutas pela educação do Campo Políticas de Educação do Campo (Diretrizes e Programas em desenvolvimento). Educação em Quilombos: princípios e fundamentos. |
30h |
Módulo2 Etnografando e Transformando a realidade: descrevendo e projetando participativamente experiências de educação no campo e em quilombos |
Análise de relatos de pesquisa em Educação do Campo e em Quilombos;
As contribuições da pesquisa para a Educação do Campo; O conhecimento científico, socialmente produzido e o conhecimento popular. Apresentação e discussão acerca dos:
|
30h |
Módulo3 Educação, Diversidade e Relações Étnico-raciais |
Racismo, preconceito, discriminação racial e relações raciais.O racismo e seus derivados nas instituições sociais, nos sistemas de ensino e no cotidiano das instituições educativas. África, africanos e seus descendentes: inclusão, cidadania e humanidade. O racismo e a constituição da identidade, autoconceito e autoestima e sucesso/fracasso escolar. O currículo para as relações étnico-raciais: concepções e práticas. Gênero e sexualidade.Gênero e diversidade sexual na escola.Escola e gênero.Os desafios do gênero e das diferenças sexuais no contexto escolar rural e quilombola contemporâneo. Educação inclusiva: perspectivas e desafios para as escolas do campo e quilombolas. As relações étnico-raciais no contexto da educação no campo e da educação quilombola.
|
30h |
Módulo 4 Práticas Pedagógicas em Educação do Campo
|
Fundamento e princípios da Educação do Campo: trabalho como princípio educativo; pesquisa como princípio formativo.
Escola formadora do ser humano articulado com um projeto de emancipação humana; construção do Projeto Político Pedagógico. Concepções de desenvolvimento e aprendizagem que subsidiam a Educação do Campo. Organização do trabalho pedagógico, práticas pedagógicas em sala de aula e na comunidade. Práticas pedagógicas em classes multisseriadas. Metodologia problematizadora. Planejamento e avaliação. Organização curricular da Educação do Campo: Percursos formativos. Currículo integrado. Formação por área de conhecimento e interdisciplinaridade. A relação escola-comunidade. |
30h |
Módulo 5
Metodologias de Ensino de Ciências Humanas aplicadas a Educação no Campo e Quilombola
|
Oficina de desenvolvimento de metodologias para trabalhar com conteúdos e temas relativos às Ciências Humanas e a letramento em turmas multisseriadas da Educação no Campo e em escolas de Comunidades Quilombolas. | 30h |
Módulo 6
Metodologias de Ensino de Ciências Naturais e Exatas aplicadas a Educação no Campo e Quilombola
|
Oficina de desenvolvimento de metodologias para trabalhar com conteúdos e temas relativos às Ciências Naturais e Exatas em turmas multisseriadas da Educação no Campo e em escolas de Comunidades Quilombolas. | 30h |
I Encontro Escola da Terra:Partilhando Experiências da Educação do Campo no Maranhão |