Estrutura Curricular – Etapa 2

MÓDULO CONTEÚDOS BÁSICOS CARGA HORÁRIA

Módulo 1

Fundamentos e Princípios da Educação do Campo e em Comunidades Quilombolas

Concepções e conceitos em Educação do Campo: Educação Rural x Educação do Campo; Trabalho, Educação e Cultura no Campo.

Características do Campo Brasileiro. Heterogeneidade e características sociais, políticas, econômicas e culturais das populações do campo.

Educação do campo como direito humano, no contexto da política de desenvolvimento com igualdade social. Identidades e Interculturalidade.

Movimentos Sociais do Campo. História e lutas pela educação do Campo Políticas de Educação do Campo (Diretrizes e Programas em desenvolvimento).

Educação em Quilombos: princípios e fundamentos.

Módulo2

Etnografando e Transformando a realidade: descrevendo e projetando participativamente experiências de educação no campo e em quilombos

Análise de relatos de pesquisa em Educação do Campo e em Quilombos;

As contribuições da pesquisa para a Educação do Campo;

O conhecimento científico, socialmente produzido e o conhecimento popular.

Apresentação e discussão acerca dos:

1. Relatórios educacionais etnográficos, enfocando o cotidiano escolar, as experiências das diferentes escolas e contextos escolares, das turmas multisseriadas ou das escolas quilombolas;
  1. Projeto de intervenção local com ênfase na prática pedagógica.

Módulo3

Educação, Diversidade e Relações Étnico-raciais

Racismo, preconceito, discriminação racial e relações raciais.O racismo e seus derivados nas instituições sociais, nos sistemas de ensino e no cotidiano das instituições educativas.
África, africanos e seus descendentes: inclusão, cidadania e humanidade.

O racismo e a constituição da identidade, autoconceito e autoestima e sucesso/fracasso escolar.

O currículo para as relações étnico-raciais: concepções e práticas.

Gênero e sexualidade.Gênero e diversidade sexual na escola.Escola e gênero.Os desafios do gênero e das diferenças sexuais no contexto escolar rural e quilombola contemporâneo.

Educação inclusiva: perspectivas e desafios para as escolas do campo e quilombolas.

As relações étnico-raciais no contexto da educação no campo e da educação quilombola.

Módulo 4

Práticas Pedagógicas em Educação do Campo

Fundamento e princípios da Educação do Campo: trabalho como princípio educativo; pesquisa como princípio formativo.

Escola formadora do ser humano articulado com um projeto de emancipação humana; construção do Projeto Político Pedagógico.

Concepções de desenvolvimento e aprendizagem que subsidiam a Educação do Campo.

Organização do trabalho pedagógico, práticas pedagógicas em sala de aula e na comunidade. Práticas pedagógicas em classes multisseriadas.  Metodologia problematizadora. Planejamento e avaliação.

Organização curricular da Educação do Campo: Percursos formativos.  Currículo integrado. Formação por área de conhecimento e interdisciplinaridade.

A relação escola-comunidade.

Módulo 5

Metodologias de Ensino de Ciências Humanas aplicadas a Educação no Campo e Quilombola

Oficina de desenvolvimento de metodologias para trabalhar com conteúdos e temas relativos às Ciências Humanas e a letramento em turmas multisseriadas da Educação no Campo e em escolas de Comunidades Quilombolas. 30h
Módulo 6

Metodologias de Ensino de Ciências Naturais e Exatas aplicadas a Educação no Campo e Quilombola

Oficina de desenvolvimento de metodologias para trabalhar com conteúdos e temas relativos às Ciências Naturais e Exatas em turmas multisseriadas da Educação no Campo e em escolas de Comunidades Quilombolas. 30h

I Encontro Escola da Terra:Partilhando Experiências da Educação do Campo no Maranhão
ERROR: The requested URL could not be retrieved

ERROR

The requested URL could not be retrieved

The following error was encountered while trying to retrieve the URL: http://admin.foo.bar.de/cgi-bin/blocked.cgi?

Unable to determine IP address from host name admin.foo.bar.de

The DNS server returned:

Name Error: The domain name does not exist.

This means that the cache was not able to resolve the hostname presented in the URL. Check if the address is correct.

Your cache administrator is webmaster.