Teaser – Escola da Terra – Desafios do Campo

APRESENTAÇÃO

A Escola da Terra: Programa Práticas Pedagógicas em Classes Multisseriadas da Educação Escolar do Campo se vincula à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC) no âmbito do Programa Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (RENAFOR).

Escola da Terra é uma das ações do PRONACAMPO, programa lançado pelo Governo Federal em 20 de março de 2012, Portaria nº 86 de 02 de fevereiro de 2013, que define ações específicas de apoio quanto à efetivação do direito à educação dos povos do campo e quilombola, considerando as reivindicações históricas oriundas dessas populações.

Na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Escola da Terra está sediada no Campus de Bacabal. Por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Assessoria de Interiorização (ASEI) e da Coordenação da Escola da Terra, a UFMA está ofertando em vários municípios do Maranhão o Curso de Aperfeiçoamento Educação do Campo e Quilombola.

Os cursos implementados pela SECADI/MEC no âmbito da RENAFOR têm por finalidade formar professores para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas, considerando o direito de todos à educação, por meio da valorização da diversidade humana e dos ecossistemas naturais, bem como do respeito ao meio ambiente e às diferenças culturais, geracionais, étnicas, raciais, de gênero, físicas, sensoriais, intelectuais, linguísticas, dentre outras.

Os objetivos da Escola da Terra são:

1. promover a formação continuada de professores para que atendam às necessidades de funcionamento das escolas do campo e das localizadas em comunidades quilombolas;
  2. oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades formativas das populações do campo e quilombolas.

Os componentes da Escola da Terra são:

1. Formação continuada de professores;
  2. Materiais didáticos e pedagógicos;
  3. Monitoramento e avaliação;
  4. Gestão, controle e mobilização social.

O foco da Ação Escola da Terra é o atendimento aos profissionais que atuam nas escolas do campo e das comunidades quilombolas em turmas com estudantes de variadas idades e dos anos iniciais do ensino fundamental (Classes Multisseriadas), fortalecendo a escola como
espaço de vivência social e cultural. O objetivo da formação continuada de profissionais da Escola da Terra constitui-se em fortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodologias adequadas às comunidades atendidas, no sentido de elevar o desempenho
escolar dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental que compõem suas turmas.

O Curso de Aperfeiçoamento Escola da Terra é de 180 horas, executado em regime de Alternância Pedagógica, distribuídas entre tempo-universidade, que se constitui em encontros presenciais executados pela Universidade Federal do Maranhão, e tempo
escola-comunidade, que são períodos formativos, realizados em serviço e acompanhados pelos tutores nos municípios atendidos.

Na Etapa 1, iniciada em 2014 e com previsão de finalização em maio de 2015, estão sendo atendidos 2.250 cursistas (professores e outros profissionais que atuam em escolas do campo e quilombolas) distribuídos em turmas nos seguintes municípios: Alcântara, Aldeias Altas, Amarante do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Barra do Corda, Brejo, Caxias, Chapadinha, Codó, Pedro do Rosário, Pinheiro, Santa Helena, Santa Luzia, São Luis, Tuntum, Turiaçu, Estreito, Governador Archer, Governador Eugênio Barros, Matões, Matões do Norte, Vitorino Freire, Cururupu.

Em 2016, outros municípios do Maranhão deverão ser atendidos pela Escola da Terra.

ERROR: The requested URL could not be retrieved

ERROR

The requested URL could not be retrieved

The following error was encountered while trying to retrieve the URL: http://admin.foo.bar.de/cgi-bin/blocked.cgi?

Unable to determine IP address from host name admin.foo.bar.de

The DNS server returned:

Name Error: The domain name does not exist.

This means that the cache was not able to resolve the hostname presented in the URL. Check if the address is correct.

Your cache administrator is webmaster.