BACABAL – Ocorre, com vasta programação, incluindo palestras, mesas redondas, e reuniões de trabalho, no Campus de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão, o I Seminário de Formação do Programa Escola da Terra. Coordenado na UFMA pelo professor Antonio Evaldo Almeida Barros, a Escola da Terra é uma das ações do Pronacampo, que foi lançado pelo Governo Federal em 20 de março de 2012 e é resultado da luta de movimentos sociais e outros setores da sociedade. O Pronacampo define ações específicas de apoio quanto à efetivação do direito à educação dos povos do campo e quilombolas, considerando as reivindicações históricas oriundas dessas populações.
O foco da Ação Escola da Terra é o atendimento aos profissionais que atuam nas escolas do campo e das comunidades quilombolas em turmas com estudantes de variadas idades e dos anos iniciais do ensino fundamental (classes multisseriadas), fortalecendo a escola como espaço de vivência social e cultural.
Em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi-MEC), a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão e a Universidade Federal do Maranhão, através da Assessoria de Interiorização, da Pró-Reitoria de Extensão e do Campus de Bacabal, estão promovendo a formação de 2.250 cursistas – entre professores e outros profissionais que atuam em escolas do campo e quilombolas – distribuídos em turmas nos seguintes municípios: Estreito, Amarante, Barra do Corda, Tuntum, Pedro do Rosário, Governador Archer, Governador Eugenio Barros, Arari, Matões do Norte, Alto Alegre do Pindaré, Vitorino Freire, Pinheiro, São Luís, Alcântara, Turiaçu, Santa Helena, Cururupu, Brejo, Chapadinha, Aldeias Altas, Matões, Caxias, Codó e Santa Luzia.
Através da Escola da Terra, está sendo ofertado um curso de aperfeiçoamento em Educação do Campo e Quilombola, de 180 horas. Sua efetivação se dá por meio da Pedagogia da Alternância, ocorrendo etapas na Universidade e nos municípios atendidos.
O atendimento aos cursistas está sendo feito por uma equipe de aproximadamente 100 profissionais, incluindo professores, formadores, orientadores e pesquisadores, 40 monitores que são estudantes de graduação da UFMA, e 150 tutores de educadores e profissionais dos municípios atendidos.
Para maiores informações, acesse o site da Escola da Terra ou envie e-mail para escoladaterra.ma@gmail.com ou no telefone (98) 32728078.
