Estrutura Curricular – Etapa 2

Estrutura Curricular Básica

 

Encontros de Formação de Professores Formadores e Tutores

 

MÓDULO CONTEÚDOS BÁSICOS CARGA HORÁRIA

Módulo 1

Fundamentos e Princípios da Educação do Campo e em Comunidades Quilombolas

Concepções e conceitos em Educação do Campo: Educação Rural x Educação do Campo; Trabalho, Educação e Cultura no Campo.

Características do Campo Brasileiro. Heterogeneidade e características sociais, políticas, econômicas e culturais das populações do campo.

Educação do campo como direito humano, no contexto da política de desenvolvimento com igualdade social. Identidades e Interculturalidade.

Movimentos Sociais do Campo. História e lutas pela educação do Campo Políticas de Educação do Campo (Diretrizes e Programas em desenvolvimento).

Educação em Quilombos: princípios e fundamentos.

30h

Módulo2

Etnografando e Transformando a realidade: descrevendo e projetando participativamente experiências de educação no campo e em quilombos

Análise de relatos de pesquisa em Educação do Campo e em Quilombos;

As contribuições da pesquisa para a Educação do Campo;

O conhecimento científico, socialmente produzido e o conhecimento popular.

Apresentação e discussão acerca dos:

  1. Relatórios educacionais etnográficos, enfocando o cotidiano escolar, as experiências das diferentes escolas e contextos escolares, das turmas multisseriadas ou das escolas quilombolas;
  1. Projeto de intervenção local com ênfase na prática pedagógica.
30h

Módulo3

Educação, Diversidade e Relações Étnico-raciais

Racismo, preconceito, discriminação racial e relações raciais.O racismo e seus derivados nas instituições sociais, nos sistemas de ensino e no cotidiano das instituições educativas.
África, africanos e seus descendentes: inclusão, cidadania e humanidade.

O racismo e a constituição da identidade, autoconceito e autoestima e sucesso/fracasso escolar.

O currículo para as relações étnico-raciais: concepções e práticas.

Gênero e sexualidade.Gênero e diversidade sexual na escola.Escola e gênero.Os desafios do gênero e das diferenças sexuais no contexto escolar rural e quilombola contemporâneo.

Educação inclusiva: perspectivas e desafios para as escolas do campo e quilombolas.

As relações étnico-raciais no contexto da educação no campo e da educação quilombola.

30h

Módulo 4

Práticas Pedagógicas em Educação do Campo

 

Fundamento e princípios da Educação do Campo: trabalho como princípio educativo; pesquisa como princípio formativo.

Escola formadora do ser humano articulado com um projeto de emancipação humana; construção do Projeto Político Pedagógico.

Concepções de desenvolvimento e aprendizagem que subsidiam a Educação do Campo.

Organização do trabalho pedagógico, práticas pedagógicas em sala de aula e na comunidade. Práticas pedagógicas em classes multisseriadas.  Metodologia problematizadora. Planejamento e avaliação.

Organização curricular da Educação do Campo: Percursos formativos.  Currículo integrado. Formação por área de conhecimento e interdisciplinaridade.

A relação escola-comunidade.

30h
Módulo 5

Metodologias de Ensino de Ciências Humanas aplicadas a Educação no Campo e Quilombola

 

Oficina de desenvolvimento de metodologias para trabalhar com conteúdos e temas relativos às Ciências Humanas e a letramento em turmas multisseriadas da Educação no Campo e em escolas de Comunidades Quilombolas. 30h
Módulo 6

Metodologias de Ensino de Ciências Naturais e Exatas aplicadas a Educação no Campo e Quilombola

 

Oficina de desenvolvimento de metodologias para trabalhar com conteúdos e temas relativos às Ciências Naturais e Exatas em turmas multisseriadas da Educação no Campo e em escolas de Comunidades Quilombolas. 30h

 

I Encontro Escola da Terra:Partilhando Experiências da Educação do Campo no Maranhão